quarta-feira, 7 de março de 2012

Escorpiões


ESCORPIÃO PRETO
O escorpião-preto ou escorpião-marrom como são conhecidos (Tityus bahiensis) tem grande importância pelo veneno com ação neurotóxico, seu veneno não é tão potente quanto o do escorpião- amarelo, mas o acidente deve ser tratado com rapidez. São animais que possuem hábitos noturnos e que se alimentam de baratas, grilos, aranhas e outros invertebrados.
Eles medem cerca de 6 cm, e possuem a carapaça bem escura e as patas de uma coloração marrom. Não são tão agressivos, mas se sentirem ameaçados vão se defender. Fêmeas prenhas costumam ser mais agressivas por questões de proteção, elas enfrentam sem medo o que precisar. Esses animais vivem cerca de 4 anos.
 

ESCORPIÃO AMARELO
escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é um artrópode invertebrado, que pertence à classe dos aracnídeos. O escorpião amarelo é uma das 1600 espécies (e subespécies) de escorpião catalogadas em todo o mundo. No Brasil, são encontradas cerca de 140 espécies, sendo o escorpião amarelo um dos de maior incidência, sobretudo na região sudeste do país. Além de ser encontrado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, são encontrados também em Goiás, no Paraná e na Bahia.
O escorpião amarelo é considerado o mais venenoso de toda aAmérica do Sul. Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso periférico. Pode ser letal, dependendo da quantidade de veneno injetada e das condições físicas da vítima (principalmente crianças e idosos), sendo responsável pela maioria dos acidentes graves no Brasil, principalmente em regiões urbanas do estado de Minas Gerais.
Como indica seu nome, essa espécie tem coloração amarelada, apresentado uma mancha castanho-escura no fim da cauda (antes dotelson – ferrão que inocula o veneno), além de uma serrilha. Tem uma visão pouco desenvolvida, compensada por pêlos sensoriais (sensíveis ao deslocamento de ar), que auxiliam na localização de suas presas. O escorpião amarelo mede entre 6 e 7 cm de comprimento.
 

ESCORPIÃO MARROM

Nome comum: Escorpião marrom.
Este escorpião é típico do Leste e Centro do Brasil. Apresenta em média 7 cm de comprimento e possui hábitos noturnos. Alimenta-se principalmente de insetos, como borboletas, formigas e baratas.
A espécie é responsável, no Brasil, pelo maior número de casos de acidentes escorpiônicos em áreas rurais. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário