sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Os principais grupos de animais


O reino dos animais pode ser dividido em grupos,que são vários indivíduos que tem características em comum.Como os mamíferos que se alimentam após o nascimento do leite de sua mãe.
MAMÍFEROS:
       Mamíferos são animais de sangue quente e respiram através de pulmões.Eles são vertebrados,pois possuem uma estrutura óssea chamada esqueleto,A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DOS MAMÍFEROS É TER PELOS.Os humanos também são mamíferos,e também possuem pelos como por exemplo:o cabelo,os pelos nas axilas e os pubianos.Outra principal característica dos mamíferos é nascer através da barriga e se desenvolver lá,más nem todo mamífero é assim á uma classe de mamíferos chamada MONOTREMADA que põe ovos,os animais dessa classe são o ornitorrinco e a equidna-ouriço.

RÉPTEIS:
   OS répteis animais de sangue frio.Eles são vertebrados,os répteis podem se desenvolver na água ou na terra.O réptil mais conhecido é a cobra,algumas pessoas dizem que por serem "peguentas" as cobras são sujas e imundas,más,é exatamente ao contrário as cobras são animais limpos e só vivem mais em ambientes limpos.Essa semana na aula de ciências a professora falou uma curiosidade existe um cobra que ela consegue planar de uma árvore para outra,isso acontece porque o seu corpo se achata,e ela consegue planar.Os répteis existem á milhares de anos,desde a época dos dinossauros que foram extintos.Os dinossauros eram lagartos mais desenvolvidos.No grupo dos Répteis existem os principais animais:Tartarugas,Cobras,Lagartos e Crocodilos(ou jacarés)cada um deles com várias espécies.


Aves:
As aves tem o sangue quente e são vertebrados,sua principal características é ter penas.As aves possuem bicos e podem ser carnívoras,frutívoras,insetívoras,etc.Porém nem todas as aves voam.Á um grupo de aves chamado ratitas,e para substituir o fato de que elas NÃO VOAM elas tem velocidade correndo.As aves podem ser domesticáveis,mas infelizmente as aves vem sendo caçadas,e vendidas no comércio ilegais.As aves podem ser:ratitas,de rapina(que caçam),etc.Uma ave que entrou para história por motivos triste foi o Dodô,que foi completamente extinto.Os bicos das aves dependem da alimentação e da adaptação,como por exemplo o colheiro que tem o bico em forma de colher para pegar vermes,peixes e moluscos e crustáceos no fundo dos lagos.

PEIXES:
Os peixes são vertebrados,e vivem no mar,todo peixe vive no mar e nada.No lugar dos braços os peixes possuem nadadeiras.Os peixes respiram através de guelras.Os peixes podem ser tubarões.Os peixes tem um método bem estranho.O cavalo marinho por exemplo é o macho que fica grávido.Os peixes se reproduzem colocando ovos.

ANFÍBIOS:
Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter duas formas de vida: a fase larval e a fase adulta.
Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.
São animais de pele fina e úmida e não possuem pelos ou escamas.
Os anfíbios existem há mais de 350 milhões de anos e foram os primeiros animais a apresentar musculatura para se sustentar fora da água.
Os anfíbios são agrupados em três ordens, com ampla distribuição geográfica na terra: De acordo com a literatura são conhecidas 5.500 espécies e a anfibiofauna da América do Sul é a mais rica do planeta, com aproximadamente 1.740 espécies, distribuídas por 140 gêneros e 16 famílias. No Brasil são atualmente conhecidas 517 espécies de anfíbios.


INSETOS:

Entomologia é uma palavra que vem do idioma grego antigo. Éntomon significa "inseto" e é derivado do radical "éntomos", que significa "cortado, dividido"; a maioria dos insetos apresenta o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. "Logos" significa fala, discurso, pensamento, estudo de algo. Sendo assim, Entomologia vem a ser o estudo dos insetos .
"Inseto" é outra palavra com um significado interessante, derivada do latim. Animale insectum significa "animal segmentado"; insectum é o particípio passado do verbo insecare, que quer dizer "cortar em" (partes). Portanto, a própria palavra inseto se refere ao fato desses animais possuem o corpo dividido segmentos.

Os insetos formam a maior classe do Reino Animal, são mais de 800.000 espécies conhecidas. Os insetos vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.
Embora a aparência dos insetos seja muito variada, o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e 3 pares de mandíbulas. Todos os insetos possuem 3 pares de patas. Nem todos os insetos têm asas. A maioria desses animais alcança a maturidade através da metamorfose.
Não é possível dizer que um inseto encontrado sobre uma planta qualquer sem maior importância econômica seja uma "praga". A maior parte das espécies de insetos (cerca de 98%) não se enquadram nessa categoria. Na realidade, essas espécies todas fazem parte de um delicado e importante, equilíbrio biológico natural, cuja perturbação pelo homem pode resultar no aparecimento de pragas.
ARACNÍDEOS:
Os aracnídeos são animais pertencentes ao subfilo Chelicerata. Compreendem as aranhas, escorpiões, ácaros ecarrapatos. O corpo é dividido em cefalotórax e abdôme. O 1º par de apêndices são chamados de quelíceras  (por isso subfilo Chelicerata) e é utilizado como estrutura para alimentação. O 2o par de apêndices é chamado de pedipalpos e desempenha várias funções. A classe Arachnida compreende a mais importante dos quelicerados. Estão descritas cerca de 65.000 espécies, organizadas em onze ordens, tais como: Scorpiones (escorpiões), Opiliones (opiliões), Araneae (aranhas), Acari (ácaros e carraças) e Pseudoscorpiones (pseudoescorpiões).
Digestão
São animais carnívoros e a digestão é parcialmente extracelular. Utilizando as quelíceras e os pedipalpos, eles matam e prendem as presas, geralmente pequenos artrópodes. O intestino médio então secreta enzimas que saem pela boca e digerem a presa dilacerada até formar um líquido. O animal ingere esse líquido, que passa pela boca, faringe, intestino anterior, esôfago, intestino médio e intestino posterior. A presa é digerida e absorvida no intestino médio e armazenada nas células intersticiais.
Excreção
Os órgãos excretores dos aracnídeos são os túbulos me Malpighi e as glândulas coxais. A principal excreta nitrogenada é a guanina. As gândulas coxais são sacos esféricos de paredes delgadas, situadas ao longo dos lados do prossomo, que coletam detritos do sangue circundante. Os detritos são transportados ao exterior através de um longo ducto espiralado que se abre nas coxas dos apêndices. Os túbulos de Malpighi são um ou dois pares de tubos que se originam na parte próxima ao intestino e se ramificam (Barnes, 1990). Os detritos passam do sangue pelas paredes dos túbulos para o lúmen e para o intestino.


8 comentários:

  1. Gostei, me ajudou muito na tarefa de minha filha da escola! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei, me ajudou muito na tarefa de minha filha da escola! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade tem os poríferos , cnidarios ou celenterados , platelmintos , nematelmintos , moluscos, anelídeos , artrópodes (insetos , crustácios, quelicerados ou aracnídeos e miriápodes) , equinodermos e cordados ou vertebrados (peixes , anfíbios , répteis , aves e mamíferos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas as características dos subgrupos que você colocou estão certas

      Excluir
  4. Adorei, mas gostaria de saber se o tubo de malpighi podemos encontrar so nos aracnideos?

    ResponderExcluir